quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

10 Dicas para uma boa redação


1. Mantenha-se atualizado em relação aos grandes problemas brasileiros (sociais, políticos, culturais, ambientais etc.), lendo revistas e jornais. Só assim você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar, de forma consistente, sobre o tema proposto.

2. Procure conhecer o modelo de redação do ENEM, tomando contato com as propostas dos exames anteriores e, se possível, desenvolva essas propostas a título de exercício. Peça que seu professor de língua portuguesa avalie seu desempenho.

3. Na hora da prova, leia com a máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender o que dizem os textos que a compõem. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação.

4. Ao desenvolver seu texto, você deve fazê-lo por meio de uma dissertação argumentativa e não de uma narração. Evite escrever em forma de diálogo.

5. Use a língua escrita culta, ou, em outras palavras, o português escrito padrão. Evite, pois, a linguagem popular ou a gíria.

6. Ao redigir seu texto, além de expor informações e argumentos, procure se posicionar diante da situação-problema presente na proposta.

7. Faça antes um rascunho e, na hora de passar a limpo seu texto, proceda a uma boa revisão.

8. Desenvolva seu texto com coerência e de forma bem articulada. Esses dois aspectos também serão avaliados e receberão nota.

9. Não se esqueça de incluir em seu projeto de texto uma proposta de solução para o problema tratado no texto, conforme recomenda a competência 5.

10. Escreva no mínimo 15 linhas e use uma letra legível.

Atenciosamente

Vestibulando Decadente

SOBRE O EXAME


A Prova

Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Neste caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.

Parte Objetiva

Quem já fez ou teve contato com a prova objetiva do Enem percebe que se trata de uma avaliação diferente. Isso porque as 63 questões do Exame não favorecem a decoreba, não oferecem pegadinhas, nem exigem macetes.

A prova do Enem é interdisciplinar, ou seja, ao contrário de muitos vestibulares, não é dividida por disciplinas, mas procura reunir conhecimentos de diversas áreas em uma mesma questão, relacionando-os.

O Exame avalia a sua capacidade em resolver situações-problema. Esta é outra das suas particularidades. Entendida como uma forma de aprendizagem, a situação-problema propõe interação com a questão e a reflexão sobre ela. É por esta razão que os conceitos decorados e macetes, técnicas comuns em cursinhos pré-vestibulares, não ajudam muito. O que conta é o conhecimento adquirido na vida escolar e no dia-a-dia.

Redação

A proposta de redação do Enem é baseada em diferentes textos e linguagens que tratam de temas atuais e nacionais. Estes textos estimulam a reflexão e a avaliação a respeito dos argumentos, informações, fatos e opiniões que apresentam. A partir dessa análise, o participante do Enem deve criar um novo texto argumentativo-dissertativo, onde apresente seu ponto de vista.


~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~

O que são competências e habilidades?

A prova do Enem é elaborada com o objetivo de testar a capacidade do participante em cinco grandes competências, que podem ser assim resumidas: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Estas competências serão avaliadas por meio de 21 habilidades, sendo três questões para cada. Habilidade nada mais é do que o conhecimento ou talento que você tem para cumprir determinada tarefa ou, como no caso, responder a uma questão.

Competências – parte objetiva

I - Dominar linguagens

Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica

O Enem quer saber até onde vai a sua capacidade para entender as várias formas de linguagem, seja um texto em português, um gráfico, uma tira de história em quadrinhos ou fórmulas científicas. Você tem de demonstrar que conhece e entende os códigos verbais e não-verbais. Pode ser até mesmo na forma de uma equação de física.

II- Compreender fenômenos

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas

Esta competência reúne diversos conhecimentos e uma mesma questão pode envolvê-los todos ao mesmo tempo. Você terá que saber os conceitos que lhe foram passados pelos professores e pelos livros. Mas isso não quer dizer que você tenha que decorar conceitos, mas deve ser capaz de reconhecê-los. Para entender os fenômenos naturais, processos históricos-geográficos, produção tecnologia e manifestações artísticas, você precisa dominar a competência I, ou seja, saber ler diversas linguagens que transmitem o conhecimento sobre o fenômeno. Uma competência leva à outra.

III - Enfrentar situações-problema

Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problemas

Depois de dominar a linguagem e compreender os fenômenos, você precisa ter competência para solucionar uma questão ou um problema. Ou seja, saber encontrar a resposta certa depois de entender o que se pede (dominar a linguagem) e ter informações sobre aquele fenômeno (compreender fenômenos).Você faz isso quando responde a uma questão de matemática ou quando resolve um problema de física.

IV - Construir argumentação

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente

Competência fortemente presente na redação, valoriza a capacidade de argumentação. Ou seja, conhecer um assunto ou um tema, assumir uma posição e defender uma idéia. Para convencer outras pessoas a compartilhar seus pontos de vista, é necessário ter argumentos sólidos, inteligentes, bem fundamentados e conhecimento firme do tema que está sendo discutido.

V - Elaborar proposta

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

O Enem quer saber se você é capaz de opinar e propor soluções para o cotidiano e a vida real. É nesta competência que você demonstra a sua cidadania. Você precisa ter idéias, dar opiniões e sugestões sobre como tornar o mundo melhor, com relação ao meio-ambiente, o desemprego, a pobreza e outros problemas sociais.

As competências na redação

Na redação, o participante deve demonstrar domínio das mesmas competências apresentadas para a prova objetiva. Mas elas são propostas de uma forma especial.

Demonstrar domínio da língua culta: você deve usar a norma-padrão da língua portuguesa, que é o registro adequado para um texto formal como a dissertação. Serão examinadas concordância das palavras, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: para construir seu texto, você pode buscar informações em todas as áreas do conhecimento, desde que não fuja da proposta. Feita a seleção de dados, é hora de construir relações entre os conceitos, interpretá-los e, assim, montar sua dissertação.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o que conta não é a quantidade de informações, mas a qualidade. Você deve buscar informações em seu repertório de conhecimento e só usar o que é interessante para abordar o tema.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação: esta competência se relaciona à defesa do seu ponto de vista de forma articulada, baseado em argumentos fortes e consistentes.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: você deve pensar em propostas inteligentes para lidar com o tema abordado e apresentá-las de forma clara e convincente. O foco principal é o respeito aos valores humanos.

~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~

A Nota

O Enem trabalha com uma escala clássica de 0 a 100 para a atribuição da nota final, tanto na parte objetiva da prova quanto na redação. As 63 questões que compõem a parte objetiva do exame possuem o mesmo valor. A nota que vai figurar no seu boletim individual de desempenho é a porcentagem de acertos que você teve. Assim, uma nota 74,60, por exemplo, indica que você acertou 47 das 63 questões. Diferentemente do critério adotado por algumas universidades nos seus processos seletivos, no Enem uma resposta errada não anula uma certa. Portanto, os participantes devem responder a todas as questões.

Importante: A redação só é corrigida se tiver estrutura de dissertação, mais de quinze linhas, respeitar o tema proposto, estiver legível, não tiver identificação do autor e for escrita a caneta. Se não respeitar qualquer um desses critérios, é contabilizada como nota zero.


~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~~\\~

A proposta de redação

O tema da redação do Enem muda a cada ano. Sempre são propostos temas atuais, que têm a ver com a realidade do próprio estudante que faz a prova. Antes de partir para a escrita, o participante é instigado a refletir sobre o tema por meio de textos de outros autores.

A proposta de redação do ENEM em 2007 teve como tema O desafio de se conviver com a diferença.

Foram apresentados os seguintes textos de reflexão e proposta:

Ninguém = Ninguém
Engenheiros do Hawaii

Há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há tanta gente pelas ruas
há tantas ruas e nenhuma é igual a outra

(ninguém = ninguém)

me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
há tantos quadros na parede
há tantas formas de se ver o mesmo quadro
há palavras que nunca são ditas
há muitas vozes repetindo a mesma frase

(ninguém = ninguém)

me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
todos iguais, todos iguais
mas uns mais iguais que os outros

Uns Iguais Aos Outros
Titãs

Os homens são todos iguais
(...)

Brancos, pretos e orientais
Todos são filhos de Deus
(...)

Kaiowas contra xavantes
Árabes, turcos e iraquianos
São iguais os seres humanos
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
Americanos contra latinos
Já nascem mortos os nordestinos
Os retirantes e os jagunços
O sertão é do tamanho do mundo
Dessa vida nada se leva
Nesse mundo se ajoelha e se reza
Não importa que língua se fala
Aquilo que une é o que separa
Não julgue pra não ser julgado
(...)

Tanto faz a cor que se herda
(...)

Todos os homens são iguais
São uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.

Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.

O desafio de se conviver com a diferença

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Observações:

Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.
A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.


Atenciosamente

Vestibulando Decadente

PASUSP


O que é PASUSP


Destinado aos alunos do ensino médio regular do Estado de São Paulo que se cadastrarem no Programa, a avaliação será considerada na nota do vestibular para ingresso na USP. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e conferirá ao candidato bônus adicional de até 3% - dependendo de seu desempenho.

Assim, o candidato poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação no vestibular: E.M. Público = 3% na nota E.M. Público + ENEM = até 9% na nota E.M. Público + ENEM + PASUSP = até 12% na nota Neste primeiro ano, o exame será aplicado aos estudantes do 3º ano do ensino médio público regular do Estado de São Paulo. A partir de 2010 e 2011, o PASUSP será implementado progressivamente nas outras séries.

Como participar


Podem participar do Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) os alunos do ensino médio regular do Estado de São Paulo das escolas públicas estaduais que se cadastrarem no processo seletivo.

Sobre a prova


A prova será aplicada no dia 9 de novembro de 2008 e constará de 50 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. A prova estará pautada nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, terá início às 13h e a duração será de 4 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas. Os candidatos devem levar o documento de identidade, lápis, borracha e caneta. A prova será aplicada em cinco regiões da Capital e em outras 44 cidades do Estado.

Eu sei que tah atrasado esse dia... mas veja os outros dados ^^

Cálculo do bônus


Dependendo do desempenho do candidato na prova, sua nota no vestibular FUVEST 2009 poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03, ou seja, o aluno pode receber bônus de até 3% sobre a pontuação da 1ª e da 2ª fases do vestibular. A equação abaixo mostra como o bônus vai ser calculado em função do desempenho do candidato na prova:

Bônus (%) = 3(NP – 12)/38, onde NP é o número de pontos na prova do PASUSP, 12 corresponde à probabilidade de acertos aleatórios e 38 resulta da subtração de 12 do total de 50 questões.

Assim, por exemplo, um aluno que acertar as 50 questões da prova terá NP = 50; 50 – 12 = 38 e, por sua vez, 38/38 = 1 que, multiplicado por três, representa o bônus máximo de 3%. Para acertos abaixo de 50 será adotada a mesma lógica e o bônus será proporcional ao resultado obtido. Um número de acertos igual ou abaixo de 12 não resultará em bonificação.

Para o recebimento da bonificação adicional qualificada pelo desempenho na prova, conforme explicado na equação acima, as notas dos alunos no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular deste ano (FUVEST 2009) e também no vestibular do ano seguinte (FUVEST 2010).

Tabela:

Relação entre o bônus e o número de questões acertadas na prova do PASUSP - Programa de Avaliação Seriada da USP


Pontos

Bônus (%)

Pontos

Bônus (%)

0 0 26 1,11
1 0 27 1,18
2 0 28 1,26
3 0 29 1,34
4 0 30 1,42
5 0 31 1,50
6 0 32 1,58
7 0 33 1,66
8 0 34 1,74
9 0 35 1,82
10 0 36 1,89
11 0 37 1,97
12 0 38 2,05
13 0,08 39 2,13
14 0,16 40 2,21
15 0,24 41 2,29
16 0,32 42 2,37
17 0,39 43 2,45
18 0,47 44 2,53
19 0,55 45 2,61
20 0,63 46 2,68
21 0,71 47 2,76
22 0,79 48 2,84
23 0,87 49 2,92
24 0,95 50 3,00
25 1,03


O PASUSP faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que desde 2006 garante um bônus de 3% sobre a nota do vestibular para estudantes que realizaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. Com o PASUSP, que em 2008 é um programa destinado a alunos de 3o ano da rede pública estadual de São Paulo, o bônus pode ser estendido em até mais 3% dependendo do desempenho do aluno em prova a ser aplicada em novembro. A nota de estudantes de rede pública brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também rende pontos extras, que podem chegar a mais 6%.


Atenciosamente

Vestibulando Decadente

Help da USP ;)

Eles também ajudam ....

3. Bolsas de apoio e incentivo


Após ingressar na USP, o estudante que apresenta renda familiar insuficiente pode participar dos programas de assistência estudantil. Existem várias possibilidades de obter uma bolsa para apoiar sua permanência e favorecer o desenvolvimento de seus estudos. Os principais programas são:

- Bolsa FUVEST
- Bolsa Ensinar com Pesquisa
- Bolsa Aprender com Extensão
- Bolsa Alimentação
- Bolsa Moradia e Auxílio à Moradia
- Bolsa Transporte
- Bolsa Santander de Apoio Socioeconômico
- Bolsa Santander USP de Mobilidade Internacional


Atenciosamente

Vestibulando Decadente

Juntando Notinha =D


Temos que ganhar notas e mais notas pra ajudar não é?
Então... isso não acontece com vc sentadinho ai sabe?...

Mãos a obra....


Bônus universal
O aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras recebe bônus de 3% sobre a nota do vestibular.

Bônus ENEM

Ao participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) o estudante de escola pública brasileira pode ter um acréscimo de até 6% na nota do vestibular, dependendo do seu desempenho na prova. Consulte sua escola ou cursinho para saber como participar do ENEM.


Bônus PASUSP (Programa de Avaliação Seriada da USP)
Com esse programa, o acréscimo na nota do vestibular pode chegar a 12%, somados os bônus anteriores. Confira no gráfico abaixo a relação entre a nota na prova e a porcentagem de acréscimo concedida na nota do vestibular.


Relação entre os três tipos de bônus (Universal, ENEM e PASUSP)

E.M. Público = 3% na nota
E.M. Público + ENEM
= até 9% na nota*
E.M. Público + ENEM + PASUSP = até 12% na nota*

Legenda:
E.M. Público: Ensino Médio Público
ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio

* dependendo da pontuação do candidato na prova do ENEM e do PASUSP


Atenciosamente

Vestibulando Decadente

INCLUSP

Primeiramente... Precisamos de um pouco de ajuda não acha?
Eu acho então vamos lá =D

O que é INCLUSP?

Estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade é o sonho de todo o aluno que concluiu o ensino médio. A USP, Universidade de São Paulo, maior e mais importante instituição de ensino e pesquisa do País, realiza todos os anos um vestibular para preencher mais de 10 mil vagas em cerca de 220 cursos de graduação.


Para ampliar o acesso e a permanência do estudante da escola pública na Universidade, a USP lançou o INCLUSP, programa que combina a inclusão social com o mérito acadêmico. Para participar, confira as oportunidades nas páginas a seguir e não perca as datas de inscrição e entrega de documentos. Conheça um pouco mais sobre esta Universidade.


E não se esqueça: o vestibular da USP não é bicho de sete cabeças. Participe!


Primeiro passo!!!! =D

Vai anotando ai que você vai ter que se inscrever...

1. Inscrições Gratuitas!!!!

Para fazer gratuitamente a inscrição no vestibular, você precisa:

- CPF

- comprovar insuficiência de recursos financeiros para o pagamento da taxa. A isenção é garantida para quem tem renda familiar de até R$ 498,00 mensal (por pessoa).

Por exemplo:
. família de 4 pessoas
. soma dos salários do mês (dos que trabalham) = R$ 1.800,00
. R$ 1.800,00 dividido por 4 pessoas = R$ 450,00

Passo 1 - Inscreva-se pela Internet no site da Fuvest:

Inscrever pela Internet agora

Mesmo depois da inscrição pela internet é preciso imprimir a ficha e juntar os documentos para levar aos postos de entrega nas datas: 2, 3, 9 e 10 de agosto

Passo 2 - Entrega da ficha de inscrição e dos documentos nos postos de entrega

- clique aqui para consultar os postos de entrega

- ou informe-se pelo telefone (11) 3093-2300
- ou ainda na sua escola ou cursinho ou nos principais jornais
- não se esqueça de levar os documentos solicitados:

Documentos necessários para solicitar a inscrição gratuita

Documentos de identificação do candidato (
RG e CPF).

Documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino (municipal, estadual ou federal) ou a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino e ainda que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino.


Comprovantes de renda declarada (por exemplo,
contracheque ou recibo de pagamento, declaração de imposto de renda pessoa física, extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes etc). Consulte outras possibilidades no site www.fuvest.br

Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou
IPTU)


Atenção:
A inscrição no vestibular somente se efetivará com a entrega da ficha de Inscrição de Isento já preenchida nos Postos Oficiais de Inscrição da Fuvest no mês de setembro (consulte as datas e os locais no Manual do Candidato).

Se você perder o período de inscrição gratuita ou não puder se inscrever, ainda é possível obter as outras vantagens do INCLUSP.

Basta comprar o manual da FUVEST e pagar a taxa de inscrição e ficar atento aos bônus que podem ser acrescidos à nota no vestibular.


Atenciosamente

Vestibulando Decadente

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A dúvida que está em sua alma

Eu seiiiiii a dúvida que isola e assombra a sua alma!!!

"Que faculdade irei fazer?"

Sabiaaa... calma eu não sou médium...rsrsrs
Então aqui vai algumas dicas:

1- Faça algo que goste e será um profissional de qualidade pois estará fazendo o que gosta, e também sentirá a famosa "REALIZAÇÃO PROFISSIONAL!"
2- Como fazer isso? FOlha de papel e lapis! Todos já pegaram? Liste todas as coisas que te dão prazer, por exemplo:

"- Cuidar de Animais
- Trabalhar com Computadores
..."

E assim vai fazendo a sua lista pouco a pouco..
3- No que isso ajuda? Tu é um cabeção hein ¬¬, Clique Aqui e veja aonde cada item da sua lista te direciona, por exemplo:

"- Cuidar de Animais - Médica Veterinária
- Trabalhar com Computadores - Ciencias da Computação
..."

4- Com essa lista em mãos você estará com suas futuras opções, se aprofunde em cada profissão que lhe interesse. Se achar uma já tem sua escolha, achando mais de uma, escolha apenas a ordem e faça as duas, afinal conhecimento não ocupa espaço ^^
5- Não escolha uma faculdade porque alguém que você gosta vai fazer ou apenas por que este ramo dá dinheiro, faça porque você gosta, e porque você vai sair de lá não como somente mais um, mas como o melhor pois fez o seu melhor!

Dúvidas basta escrever um comentário... não irei escolher a faculdade para você [¬¬]

Atenciosamente

Vestibulando Decadente

Começando pelo Começo

Aproveitando o Gancho do Zuera Intelectual
Decidi ajudar um pouco mais....

Primeiramente avisos e dicas aos vestibulandos:
- Preste para faculdades públicas como USP, UNESP, UNICAMP... além de não ter custo são as melhores.
- Se pretende ser aceito[Eu espero] comece a estudar desde já
- Revise toda a matéria de Ensino Médio... como por exemplo a que eu irei postar aqui e que será postada na Zuera Intelectual
- Se você é fã de Baladas, Futebol, Cinema, Sair com os amigos.... ai vem a má noticia, se quer passar vai ter q reduzir tudo isso a quase nada.
- Se namora tente fazer com que seu[sua] namorado[a] estude junto com vc, deste jeito você pode estudar e até se torna mais prazerozo
- Estipule um número de horas de estudo diárias e nunca quebre essa rotina
- Não adianta estipular 6 horas e ir ao banheiro ou comer a cada 5 minutos, não precisa ser tanto de uma vez, mas quando começar, este numero de horas que estipulou deve ser contínuo e sem interrupções
- Se preferir estudar durante a noite, tome cuidado, se começar a ficar com sono deve parar de estudar pois isso significa que está se privando do sono e também não está mais absorvendo nenhuma informação
- Se tiver bastante tempo hábil, escolha e se aprofunde em uma única matéria por semana, mas não se prenda em um unico assunto, vá fundo, avance na matéria, pois se perder muito tempo em um unico assunto irá se atrasar em toda a matéria
- Se não tiver tanto tempo assim, escolha uma ou duas matérias por dia, e estude durante o decorrer da semana todas
- É importante reservar pelo menos um dia do Fim de Semana para descanso mental e físico, sugiro que seja no domingo pois ai estara novo para a segunda feira. Nesse dia relaxe, assista tv, jogue, saia com os amigos, cuide de você, tire um tempo pra você, mas atenção não é aconselhavel baladas ou bebidas alcoolicas, se não na segunda feira estara de ressaca ou se fizer isso no sábado, domingo não irá estudar direito.
- Só retomando um assunto abordado lá em cima, as faculdades públicas vocês estam pagando desde antes de nascerem, sim, isso mesmo, pelos impostos, então nada mais justo que fazer o seu melhor e ir pegar a sua esperada vaga não é?
- Vou aproveitar o carnaval para postar alguns links e matérias para estudar, qualquer dúvida, comentário, reclamação, perguntas ou tédio só enviar um comentário que na postagem seguinte eu respondo

e uma dica de coração:

"Corra atrás da USP, seja o melhor em sua área!"

Atenciosamente

Vestibulando Decadente